Fotômetro de Massas e Centrífuga de Alta Velocidade

Imagens dos equipamentos

Refeyn Two MP Fotômetro de Massas
Crédito da Imagem: www.refeyn.com

Centrífuga de Alta Velocidade LYNX4000 Sorvall
Crédito da Imagem: Sorvall Ltda.

Descrição dos equipamentos

Fotômetro de Massas: O fotômetro de massa TwoMP (Refeyn Ltd, Reino Unido) é um equipamento de bancada composto do fotômetro em si que é colocado sobre uma mesa para o isolamento de vibrações. O instrumento é bastante compacto e possui fácil configuração, com requisitos mínimos de instalação. Os softwares de aquisição e processamento dos dados (Refeyn AcquireMP e DiscoverMP, respectivamente) são altamente intuitivos e práticos.O experimento é geralmente conduzido da seguinte forma: primeiramente, a lamínula de vidro e poços de silicone (do tipo CultureWell™) são lavados e secos com isopropanol e água dessalinizada para tornar suas superfícies hidrofóbicas. O óleo de imersão é então aplicado sobre a objetiva e a lamínula é colocada no topo. Uma gota de cerca de 20 µl de amostra é colocada em um dos poços e, com a ajuda do programa, o foco é ajustado (Figura 1). Logo em seguida, a medida é iniciada, levando de 1 a 2 minutos. Em cerca de somente 7-10 minutos, um usuário iniciante é capaz de obter seus resultados.

Centrífuga de Alta Velocidade: Os experimentos de MP descritos nas seções anteriores requerem amostras preparadas de forma adequada. Durante a preparação de amostras de melhor qualidade, é frequentemente necessário submetê-las a uma etapa de centrifugação de alta velocidade em baixa temperatura. Isto nos leva ao segundo equipamento multiusuário da proposta, qual uma centrífuga de alta velocidade. Este é um equipamento tradicional em laboratórios de preparação de amostras, mas que representa uma carência do laboratório multiusuário que se encontra instalado no DF/FFCLRP. Assim, incluímos também nesta proposta a aquisição de uma centrífuga refrigerada de solo modelo LYNX 4000 marca SORVALL, capaz de atingir 24.000 rpm e 68905g, assim propiciando infraestrutura completa ao usuário do fotômetro de massa para prepação otimizada das amostras. A centrífuga será instalada em uma sala contígua ao laboratório em que estará o fotômetro de massa, assim permitindo fácil acesso aos que utilizarão a infraestrutura de MP.

Plano de Gestão de Uso do EMUs

O uso dos novos equipamentos multiusuários seguirá as normas de utilização vigentes e que permitem o acesso de usuários internos e externos à infraestrutura de preparação de amostras do DF/FFCLRP, de realização dos experimentos e de análises preliminares dos dados obtidos. Cada usuário submeterá uma proposta de uso da infraestrutura em que explicitará o problema científico a ser investigado e as perguntas para as quais se procuram respostas por MP, especificando quais amostras serão submetidas à MP, a necessidade de horas de uso e de material de consumo. A proposta será analisada pelo Comitê Científico (vide acima) e, uma vez aprovada, será feita a reserva do equipamento através do sistema on-line de reservas. O técnico de laboratório que trabalha na facility poderá auxiliar o usuário nesta última etapa. O uso da centrífuga de alta velocidade será regulado de forma similar e poderá estar ou não vinculado ao uso do equipamento de MP.

A equipe técnica que assistirá os usuários do equipamento de MP envolve o técnico de laboratório Adriano Batista da Costa. Este possui Bacharelado e Pós-graduação em Química pela FFCLRP. É técnico treinado e especialista em métodos ópticos (microscopias e espectroscopias) de estudos de macromoléculas, o que lhe confere background bastante satisfatório para aprendizagem de um novo método experimental, qual seja MP. Tem experiência no trato e no treinamento de usuários e será o responsável, juntamente com os membros do comitê gestor e científico, pela manutenção do equipamento. Os usuários serão incentivados a passarem por treinamento, assim permitindo que realizem seus experimentos em horários fora do horário comercial, sendo este último o período durante o qual o pessoal técnico estará disponível. Além disso, procuraremos oferecer cursos periódicos para formação de massa crítica no novo método.

O DF/FFCLRP conta, ainda, com completa infraestrutura para preparação de amostras de interesse biológico em laboratórios multiusuários localizados em salas imediatamente ao lado de onde será instalado o equipamento de MP, onde será instalada a centrífuga de alta velocidade. Isto trará facilidades ao usuário, principalmente os externos, que vierem realizar seus experimentos em Ribeirão Preto. Nessa infraestrutura de preparação estão disponíveis equipamentos básicos e avançados que permitem, por exemplo, a expressão e purificação de proteínas. Há, aí, mais um técnico para assistência ao usuário, a funcionária Jaqueline Passaglia, que tem graduação em Química.

Taxas de Serviços e Agendamento

As propostas submetidas serão analisadas e priorizadas pelo comitê gestor e científico com base na demanda global, relevância dos experimentos e sua urgência. As taxas para os serviços serão como mostrado no quadro abaixo.

Taxas para uso do equipamento de fotometria de massas
Tipo de usuário No horas Valor (R$)
Interno (FFCLRP) – sem necessidade de assistência técnica 4 50,00
Interno (FFCLRP) – com necessidade de assistência técnica 4 100,00
Acadêmico – sem necessidade de assistência técnica 4 50,00
Acadêmico – com necessidade de assistência técnica 4 100,00
Empresas 4 400,00
Curso treinamento (por pessoa)
Acadêmico 8 0,00
Empresas 8 800,00

*Material de consumo é de total responsabilidade do usuário e não serão disponibilizados.

** Treinamento para coleta de dados será fornecido no inicío de cada shift pelo técnico responsável, ou por um profissional com igual competência.

*** Análise detalhada de dados é de responsabilidade do usuário.

**** Não serão cobradas taxas para uso da centrífuga de alta velocidade por usuários acadêmicos. Empresas terão uma taxa de R$ 100,00.

 

Comitê Gestor:

Prof. Dr. Antonio José da Costa Filho, FFCLRP, USP

Prof. Dr. Luis Felipe Santos Mendes, IFSC, USP

Prof(a). Dr(a). Rosangela Itri, IF, USP – representante usuários

 

Comitê Científico:

Prof. Dr. Ítalo Augusto Cavini, DCBm, FCFRP, USP

Prof. Dr. Richard Charles Garratt, IFSC, USP

Prof. Dr. José Luiz de Souza Lopes, FFCLRP, USP

Adriano Batista da Costa, técnico da facility

 

 


E-mail